segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Desbravando Niterói

oi
Este paraíso fica entre as Praias de Camboinhas e Piratininga , escondida de dificílimo acesso (graças a Deus) , não possui muvuca, camelô, lixo e o celular não pega. É de pequena extensão e normalmente freqüentada pelos que vem pelo mar em lanchas e Iates, poi seu difícil acesso através da trilha não é conhecido ( e eu não sei explicar como chega).
Morram de inveja.!!!!!
As imagens falam por si.

O fundo musical em homenagem ao Julinho , é "Quando a maré" de Ivone Lara e a descrição abaixo sobre o local foram retiradas do livro "Niterói Patrimônio Cultural".

"Localizada entre as Praias de Piratininga e de Camboinhas, com uma extensão de aproximadamente 150 metros, a Praia do Sossego é a menos conhecida das praias oceânicas, pois não possui acesso direto para veículos, sendo muito freqüentada por aqueles que vêm do mar em lanchas e iates, ou por pessoas que chegam por terra, através de uma trilha. Num passado muito longínquo toda a área, bem como as outras praias oceânicas, foi habitada por comunidades indígenas que sobreviviam da atividade pesqueira.A Praia do Sossego é protegida por uma cadeia de montanhas, constituindo um pequeno anfiteatro verde, ocultado pelos costões rochosos que a abrigam. Este recanto guarda também os últimos remanescentes da flora de restinga do município, além de abrigar bancos de mexilhões e possuir uma diversificação significativa de espécies vegetais. Tal nível de preservação pode ser explicado por um passado de resguardo onde, só recentemente, este santuário ecológico passou a ser freqüentado.Pela sua exuberante beleza natural, a Praia do Sossego coloca-se como um dos poucos lugares da cidade em que ainda se pode observar, contemplar e admirar a natureza sem grandes intervenções humanas. Para preservar esta ambiência eco-paisagística, em 23 de abril de 1991 foi decretado o tombamento de 8 hectares de área, pelo decreto municipal nº 6.106. Retirado do livro "Niterói Patrimônio Cultural", editado pela SMC/Niterói Livros em 2000."


Quando chegamos ao local descoberto e sugerido por “ Julinho Di Ojuara o Desbravador de Niterói” , ficamos impressionados com o fato da praia estar escondida no meio do mato e extremamente excitados diante a possibilidade de fazermos uma trilha.
Vestimos nossos personagens de ESPORTISTAS RADICAIS e partimos rumo a aventura do sábado de agosto , belíssimo e ensolarado ( a melhor parte) .
Com a informação do Julinho ( promovido a guia) de que tinha visto um mico pelo caminho , fiquei desesperada tentando clicar este momento.
Os meninos , deliravam de felicidade !!!!
Chegando ao nosso tão sonhado destino, fiquei totalmente deslumbrada com tanta beleza.
A começar que não havia uma pessoa sequer na praia , somente minha família e uma casa com um quintal enorme cheia de vira-latas (ou rasga lixo) .
Nosso guia repetia o tempo inteiro: - Estou me lembrando do filme “Os turistas” quando todos eram trucidados em uma praia, com o objetivo claro de nos assustar. Ninguém deu confiança .
Depois da árdua caminhada , tive a agradável constatação de ver COMO É LINDO MEU RIO DE JANEIRO !!!!!!!!!!! E como é belo Niterói !!!!

Logo de cara, o cartão postal de frente a praia simplesmente é o Pão de Açúcar, Cristo Redentor e Pedra da Gávea.

Imagina o que é ficar admirando o mar com esta visão ao fundo.

Poderia ficar horas aqui descrevendo a sensação de um mergulho nestas águas divinas , os meus filhos soltos correndo de uma ponta a outra, soltando pipa, jogando bola, rolando na areia...

4 comentários:

  1. Gostei mtooo !!!
    Essa praia e realmente mto boa.
    E alias estava acompanhado da melhor mae do mundo
    Monica Araujo

    Ass.: Hugo Araujo

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhhhhhhhhhhhhh.... me leva lá!!!!!!!!!!!!! Que paraíso!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ricardo, é divino. É lindo eu realmente fiquei impressionada com a beleza natural da praia.
    Claro que você estando por aqui levarei para ver esta obra de arte.
    Bjs.

    ResponderExcluir