quinta-feira, 11 de junho de 2009

Tapete de Sal e a moral e civismo


São Gonçalo me impressiona a cada dia que passa quando testemunho alguns gestos e atitudes que fizeram parte da minha vida , em uma época por exemplo que tinha em minha grade escolar "Moral e Cívica" e “OSPB”.

Gostaria muito de saber a opinião do mestre Simas , sobre estas duas disciplinas, pois sei que alguns historiadores torcem o nariz por associarem a inclusão das matérias, a ditadura.
Acho que na atual conjuntura, cabia a reinserção no currículo escolar, de forma isenta claro.


Voltando as tradições aqui da terrinha , esbarro quase que diariamente pelas ruas de Niterói e São Gonçalo, com situações no mínimo inusitadas. Outro dia eu e meu digníssimo, estávamos parados em um sinal do Fonseca , vindo ali pelo Colubandê , eis que atravessa uma mulata dos seus vinte anos (vejam bem, vinte anos) e dá um berro enorme
“Bença tiiiiiiioooo...”

Olhei para o outro lado procurando o "tio" e vi um senhor negro sentado ao lado de uma banca de jornal, cabeça branca, branca (era o próprio preto velho) , que respondeu – Deus te abençoe FIA...
o "fia" foi carinhoso claro, pois a aparência do velhinho apesar de eu ter visto um preto velho , era de um senhor aposentado , muito bem vestidinho e bonito de sandálias e bermudas muito bem passadas , camisa clarinha , clarinha como se fosse lavada com "anil", de óculos lendo seu jornal do dia a dia .

Queria ter filmado, o “bença tio” ... que saudades... eu tratava assim meus tios , tias , mãe , avós e enfim qualquer mais velho do bairro até os quinze anos.

Pode parecer bobeira e neguinho (loirinho também) pode achar que é mentira , demagogia, dane-se ( ou foda-se) , mas isso me emociona demais !!!!
Num país em que um imbecil , filho de uma jumenta ensina uma menina a matar a boneca "meu bebê" (sonho de consumo de várias menininhas) e que nossos jovens estão viciados a cada dia que passa em crack (esta maldição) , essa menina é uma jóia e esta cena é um oásis. Privilégio de poucos que como diz uns amigos meus "tem que ter o olho de ver" ....


Ai eu reafirmo, a criançada aqui de Saogonça solta pipa, balão (é errado, mas soltam), são doidos por bola, campeonato de botão, petelecobol (aquele campo de pregos que o moleque dá peteleco na moeda) , vão a missa , ao culto e fazem merda também , principalmente quando correm igual a uns doidos atrás de pipa voada ou quando nos dão perdidos de bicicletas e desaparecem , mas creiam até os dezoito anos Juliana ficava de castigo (as amigas delas sabem disso melhor que ninguém) os meninos ainda levam uns tabefes sem me ameaçarem de processo e ninguém aqui ostenta celular com menos de quinze anos , o din din é pouco pra tamanha exuberância.
As escolas de São Gonçalo e Itaboraí cantam o hino nacional desde sempre antes do sinal de entrada e muito antes dos projetos de lei.
As imagens do tapete de sal , tradição belíssima cultivada principalmente pelos grupos jovens das nossas paróquias , tomam grande parte do tempo destes meninos e meninas.






Viu , nem tudo está perdido....

2 comentários:

  1. Monica, as matérias em si não dizem muita coisa. Bem trabalhadas pelo professor, são instrumentos de amor ao povo da aldeia.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Eis a questão , a matéria quando é bem trabalhada pelo professor , segue conosco pelo resto da vida como referência.
    Que honra , receber sua visita, muito obrigada.

    ResponderExcluir